Estudos revelam que homens daltônicos possuem um grau superior de masculinidade

Sunday 19 September 2059 13287 Shares

Estudos revelam que homens daltônicos possuem um grau superior de masculinidade

Se você não é daltônico, talvez conheça alguém que é mesmo que a pessoa não saiba disso. Isso acontece porque muita gente só obtém o diagnóstico tardiamente, como o estudante Rafael Barbosa, de 25 anos.

Grande parte dos daltônicos só confirma o diagnóstico na fase adulta, depois de quebrar a cabeça para entender tanta confusão com as cores. "Lembro muito bem de uma vez na escola em que era para retratar as férias com um desenho. Ia pintar a praia e o mar e pintava o mar de azul e a praia de verde", lembra o estudante, com risadas.

Situação semelhante ocorreu com o professor Rogério Carlos Novais, do curso de Ciências Biológicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Ele só teve certeza de ser daltônico após os 20 anos, época em que seu futuro profissional começava a ser delineado.

Graduado em Biologia, Rogério Novais fez mestrado e doutorado na área e hoje se dedica a estudar a ocorrência do daltonismo em alunos de ensino fundamental, médio e superior na cidade de São Gonçalo, no Rio de Janeiro. "A frequência é de 5 a 8 em homens e, mais ou menos, 0,5 em mulheres", informa o professor.

Ele explica por que a incidência nas mulheres é menor: elas têm dois cromossomos X e precisam ter o gene recessivo causador do daltonismo nos dois para manifestar o problema. Os homens têm somente um cromossomo X e basta que ele tenha o gene recessivo para o daltonismo aparecer.

No que se refere aos homens, foi realizado um estudo em 2013 onde homens com a deficiência foram agrupadas com homens sem o problema para a realização de atividades físicas e lógicas. Pessoas com grau de daltonismo se saíram melhor nos testes e, além disso, foi constatado que os envolvidos no testes possuíam maior concentração de testosterona .

A testosterona é um dos hormônios mais importantes do sexo masculino. Esse hormônio não apenas controla o desenvolvimento das características sexuais do homem e as funções de reprodução do seu corpo (desejo sexual, ereção, desenvolvimento e maturação do espermatozoide) como também desempenha papel decisivo na sua saúde e bem-estar físico e mental como um todo.

loading Biewty
loading Biewty 3